Sejam bem vindos ao meu blog

Este ambiente foi criado com a finalidade de expor minhas reflexões acerca do tema ciência,tecnologia e sociedade.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Objetos de aprendizagem

Uma nova ferramenta pedagógica para o ensino e a aprendizagem, fazendo uso de equipamentos multimídias e tecnológicos pode-se criar um ambiente virtual de ensino, mas sem substituir a figura do professor. Exemplos de objetos de aprendizagem : textos eletrônicos, mapas conceituais, animações e simulações interativas. Interativa porque torna o aluno capaz de intervir e modificar a informação recebida. Quando bem escolhido e bem utilizado o objeto de aprendizagem pode ajudar a contextualizar um determinado assunto tornando-o mais simples o seu entendimento, uma aula que poderia ser mais complexa pode tornar-se mais dinâmica e lúdica.No link abaixo temos um exemplo de objeto de aprendizagem:

http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_fis_fugitivo.htm

Chama-se O fugitivo e tem como objetivo explorar o conceito de pressão. Ele simula a fuga de um fugitivo numa prisão do Pólo-Norte e para isso ele deve escolher botas adequadas para caminhar na neve. Este objeto faz com que o aprendiz sinta-se atraído pelo jogo, porém ele apenas reproduz o que está nos livros didáticos, o aluno não é levado a refletir sobre o tema.
Os objetos de aprendizagem, citando especificamente as simulações, não podem ser animações que reproduzem os livros didáticos; não podem ser utilizados só para fixar o contéudo exposto em sala; devem existir opções para que se possa manipular e criar situações nas simulações; a simulação deve promover a reflexão da situação exposta.

2 comentários:

Antonio Pereira disse...

Caroline achei bem interessante o jogo "O Fugitivo", quanto ao aluno refletir em relação ao tema abordado, mostrei o jogo a dois alunos do ensino médio, um comentou sobre a Lenda do Pé Grande " è devido a área dos pés que ele anda com tanta facilidade na neve? e o outro comentou sobre o porque das pessoas quando andam na neve usarem sapatos que parecem raquetes de tênis.

Bonilla disse...

Caroline,
a exemplo do objeto analisado por você, temos muitos outros disponíveis que apenas reproduzem o livro didático; ou seja, servem apenas para fixar conteúdos já trabalhados em aula. Infelizmente!!!
Precisamos investir em simulações que ofereçam a oportunidade de manipulação, mudança de parâmetros, testagem de hipóteses para que efetivamente os alunos possam construir conhecimento a partir da sua exploração. Também não podemos esquecer que o professor precisa ser formado para usar as simulações como desencadeadoras da discussão e da construção de significados pelos alunos.